Marketing Jurídico com resultados efetivos ao advogado. Em tempos de boom da concorrência com mais de um milhão e duzentos mil advogados, da entrada da Inteligência Artificial nos escritórios, de um país que já conta com mais de 150 lawtechs – startups com soluções de base tecnológica voltadas ao meio jurídico -, os mais otimistas apontam a eliminação de pelo menos 50% da Advocacia de Volume nos próximos 10 anos.
O mesmo movimento de corte será visto nos departamentos jurídicos que olham questões de custos, não pelo advogado corporativo, mas pela filosofia das empresas que defendem. Chegamos então aos motivos do Posicionamento na Advocacia ser tão relevante para o agora.
Rodrigo Bertozzi é pioneiro no Marketing Jurídico no Brasil, desde 1998. Autor de 21 obras, sendo 15 deste tema, ele sempre propõe um desafio aos escritórios, independente de seu porte.
“Olhem a sua carteira de clientes. Quais os segmentos encontrados? Para Pessoa Física: quem mais te procura? É o enfermeiro, o mecânico? No Empresarial: é o ramo da construção civil, da saúde? Em geral, os advogados encontram uma carteira pulverizada e acabam sendo genéricos nas respostas”.
Marketing Jurídico: “Futuro é o exercício do presente”
Consultor em mais de 670 escritórios, Bertozzi instiga o advogado para a adoção da prática de um plano de metas. “O futuro é o exercídio do presente. Surge então o Posicionamento Estratégico na Advocacia. Identifique o perfil socioeconômico do cliente, a região geográfica do escritório e tome uma decisão. Somos mais fortes em quê?”
Membrana
A conclusão que o Posicionamento é a compreensão da necessidade do cliente reforça que o Direito é a membrana que engloba e fecha qualquer ciclo na Economia. Você irá encontrar no segmento Metalmecânico ou no Agronegócio o Direito Societário, o Contratual, o Imobiliário, o Tributário, entre outros. Segundo Bertozzi, hoje, ao exigir uma informação processual imediata, o cliente não questiona mais o “saber jurídico”, mas o real conhecimento do advogado sobre o seu negócio.
Aqui entra a visão do advogado especialista. Adicione a produção intelectual, o preparo de pequenos e médios eventos para o público que te contrata e então nasce o ganho do status especialista na visão do cliente. “É o chamado conhecimento do negócio e é a arte de ser percebido. Será aqui o início também do Marketing Jurídico com resultados efetivos ao advogado”, analisa.
Marketing Jurídico e Posicionamento:
- Estabeleça 3 setores com maior força em sua região;
- Olhe o seu concorrente. Do local ao internacional, saiba reconhecer produtos ou serviços inovadores. Assim surgiram o Direito LGBTQ, de Entretenimento, Esportivo (atletas) e Desportivo (clubes). Assim vieram novos conceitos: governança tributária, ambiental e trabalhista;
- Saia da zona de conforto. Se 70% do faturamento está em 2, 3 clientes, olhe para fora dessa carteira;
- Analise a gestão do seu tempo. Para o jovem advogado, comece a empreender e a aplicar novos conhecimentos e você será sócio do escritório em uma velocidade impensável;
- Crie artigos, blogs e guias. A tecnologia e a Revolução Industrial 4.0 estão no sapato, na geladeira, no relógio. Saiba conversar com seu público e projetar a longevidade do seu escritório;
- Estude gestão, relacionamento com o cliente, mas o principal: reaja e tire o seu escritório da estagnação.
Dica. Conheça o site: www.igestaolegal.com.br
Dica de Leitura: A Nova Reinvenção da Advocacia – Juruá Editora
Livro: “A nova reinvenção da advocacia”Livro: “A nova reinvenção da advocacia”
(Créditos: Alessandro Manfredini – Artesania Comunicação Jurídica)
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