São de terras capixabas as lembranças de Natálya Assunção sobre a advocacia jovem. De ser confundida como estagiária, se perder no fórum ou até entrar na sala errada no dia da audiência. “Por onde ando no Brasil vejo as diferenças regionais, mas os obstáculos são muito parecidos. É o errar, e o aprender”, diz a advogada, professora e também especialista em Meio Ambiente.
Se a universidade não prepara para a Advocacia, mas para ser um “operador do Direito”, planejamento é a palavra de ordem ao jovem advogado. “Temos direitos e prerrogativas justamente porque estamos na luta pelo direito do outro. O advogado está em pé de igualdade com as autoridades brasileiras no que tange à magistratura, promotoria, defensoria e procuradoria. A escolha até a Advocacia envolve paixão, mas também convicção”.
Das estratégias de êxito, Natálya defende a forma de atuação (não áreas) como elemento primordial. “Geralmente se começa pela Advocacia Full Service que atende todos os tipos de demandas e, aos poucos, o funil mercadológico te leva para determinado cliente”. Aqui entra o planejar.
Dicas e modos de atuação
Autônomo / Associado / Empregado
Para os “lobos solitários da Advocacia”, no ponto de vista tributário e de mercado – é a sociedade individual da advocacia. A jovem advocacia pode se utilizar dessa “sociedade” para tributar menos, agora sendo inserido no Simples Nacional;
Já para a sociedade formada entre amigos, verifique o Perfil dos seus sócios. “Se você for um excelente audiencista, junte-se com quem possui forte atributo na captação de clientes. Estamos no mercado, e o advogado precisa do olhar crítico para a escolha de parceiros de negócios”.
Local
As Seccionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil hoje apresentam escritórios coletivos à disposição da classe. Modalidades como coworking e home office também auxiliam o jovem advogado.
Capacitação
Seja constante no aprendizado. Frequente cursos livres, conferências, entre outras iniciativas. “A experiência é adquirida. Já estamos à frente pela familiaridade com as novas tecnologias”.
Imagem e Clientes
De estudante, saiba usar agora as redes sociais para a construção da sua imagem profissional, com a produção de artigos e vídeos.
Para o início da sua carteira de clientes, 3 pontos:
- Com seus pares: as Seccionais irão te auxiliar;
- Operadores do Direito: esteja no Fórum, no Tribunal de Justiça ou órgão técnico que atua. Não perca as relações interpessoais;
- Clientes: seja presente no ambiente do seu futuro cliente. Não vá apenas aos eventos jurídicos.
Precificação
As Seccionais possuem tabelas que devem servir com um “norte” para a valoração do seu serviço jurídico.
(Créditos: Alessandro Manfredini – Artesania Comunicação Jurídica)